domingo, 31 de maio de 2009

Movimento pela Igualdade no acesso ao casamento civil

Foi hoje lançado no cinema S.Jorge o Movimento Pela Igualdade no acesso ao casamento civil. Este movimento é o primeiro da sociedade civil constituído em Portugal para defesa dos direitos da comunidade LBGT, especificamente o direito ao casamento.

Na sessão pública, apresentada por Sónia Duarte Lopes da Associação para o Planeamento da Família, intervieram a constitucionalista Isabel Mayer Moreira, a actriz e escritora Ana Zanatti, o psiquiatra Daniel Sampaio, e o empresário e comentador Pedro Marques Lopes. Embora sob perspectivas diferentes todos defenderam a legalização no Código Civil dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Isabel Moreira falou sob o ponto de vista jurídico; Daniel Sampaio na perspectiva da personalidade e da diversidade; Pedro Lopes Marques defendeu este direito na perspectiva da liberdade, da igualdade e da dignidade; Ana Zanatti, por sua vez, defendeu este direito segundo uma perspectiva mais pessoal ao assumir-se como parte integrante das minorias sexuais.

Após a sessão de apresentação seguiu-se um debate sobre o futuro do MPI e a sua assumpção como movimento da sociedade política.

Mais informações podem ser encontradas no site: http://www.igualdade.net/ .

Sem comentários: