terça-feira, 26 de maio de 2009

EUA estendem direitos a diplomatas gayse lésbicas

"O Departamento de Estado americano irá oferecer aos diplomatas gays e suas famílias benefícios e direitos equivalentes aos que recebem seus colegas heterossexuais, de acordo com um memorando interno enviado pela secretária Hillary Clinton à associação de funcionários homossexuais do órgão.O anúncio deve ser feito ainda nesta semana.
Clinton afirma no texto que regulamentos que negam benefícios a casais do mesmo sexo e suas famílias “são injustos e têm de acabar”.
“Como todas as famílias, as famílias do serviço diplomático vêm em diferentes configurações”, diz o memorando. “Dar treinamento, assistência médica e outros benefícios aos parceiros promove a coesão, a segurança e a eficácia de nossos postos no exterior.”
“Também irá ajudar o departamento a atrair e reter funcionários em um ambiente competitivo”, uma vez que muitos empregadores já garantem esses direitos, acrescentou.
Entre os benefícios que serão estendidos aos diplomatas gays e suas famílias estão: o uso de passaportes diplomáticos, viagens pagas pelo governo ao assumir postos no exterior ou retornar ao país, obtenção de atendimento médico em instituições americanas no exterior e treinamento em segurança e línguas estrangeiras.
Além disso, as famílias dos funcionários homossexuais terão direito a operações de retirada emergencial de um país realizadas pelo governo americano por questões de segurança, algo que pelas regras atuais não acontecia. Não se sabe exatamente quando as medidas propostas passarão a vigorar.
Diplomatas homossexuais vinham defendendo essas mudanças havia vários anos. O Departamento de Estado argumentava até então que atendia à Lei de Defesa do Casamento, que limita o reconhecimento federal a uniões de casais do mesmo sexo".
Folha de S. Paulo – 25.05.2009

É bom perceber que, mesmo que nalguns pontos dos EUA os direitos da população lgbt tenham retrocedido, no geral estes mesmos direitos estão hoje garantidos de uma forma mais ampla!= )

Sem comentários: